3 livros que você pode ler em 1 dia

30.5.18 Nenhum comentário
Quem nunca quis encontrar um livro que pudesse ler de forma bem rápida e sem perder tempo em mil páginas? Pensando nisso, eu fiz um vídeo falando sobre 3 livros que eu mesma consegui ler em 1 dia e que são de médio à fácil de se encontrar.

Ela disse, Ele disse - Thalita Rebouças

Desde minha adolescência escuto garotas de todas as faixas etárias falando de como a Thalita era maravilhosa, e os livros eram muito muito bons. Um dia andando pelo shopping com a minha mãe, eis que a Thalita em pessoa estava dando autógrafos no shopping aqui de Campo Grande e foi a primeira vez que comprei um livro dela. Jamais vou esquecer como foi pela primeira vez, olhar pra uma escritora e me identificar com cada palavra escrita por ela dentro de um livro.

Quem está perseguindo zero-zero au? - Thomas Brezina

Peguei esse livro numa tarde lá na casa da minha vó, ninguém ficou interessado em pegar então peguei pra mim. Me apaixonei pelo livro completamente, e pelo personagem principal que é um cachorro da raça yorkshire (se não me engano). É daquelas histórias que parecem ser só pra criança mas que na verdade nem tanto, tem ação e muita aventura durante a história toda.

Comédias pra se ler na escola - Luís Fernando Veríssimo

No mesmo dia que eu peguei o livro do Thomas Brezina, esse também estava lá jogado pelo chão da varanda da minha vó. Peguei ele rápido porque minha prima também estava de olho, logo eu trouxe e comecei a ler. Sinceramente, o humor do Veríssimo é fantástico! 
Cada crônica que lia era uma risada eufórica de ter passado pela situação ou só de imaginá-la. 

E vocês, já leram alguma dessas histórias?

Salada de grão de bico

Nenhum comentário
Imagem meramente ilustrativa.


Ingredientes

  • 1 xícara de chá de grão de bico já cozido
  • 1 xícara de chá de palmito em conserva (opcional)
  • 1/2 xícara de azeitonas cortadas (opcional)
  • 1/2 cebola cortada em cubinhos bem pequenos
  • Salsinha a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Azeite a gosto

Modo de Preparo

Misture tudo em uma travessa, acrescente o sal, pimenta do reino e azeite até ficar ao seu gosto. Pode levar pra geladeira com tampa se preferir comer a salada geladinha.

Obs.: No meu instagram @nogueiratatii tem um destaque apenas pra receitas e tem fotos do passo a passo dessa aqui também.

O guia essencial pra escrever um livro de sucesso

29.5.18 Nenhum comentário

Alguma vez na sua vida você já pensou como grandes escritores conseguiram ser "grandes escritores"? Eu já e por causa disso eu várias vezes fiquei lendo coisas no pinterest que mencionavam dicas e tutoriais de como escrever um livro que fosse bom o suficiente pra chamar atenção de qualquer pessoa que o lesse. Mas apesar de ter a vontade de escrever um livro bom, é necessário algumas etapas pra se chegar lá e que acabam sendo essenciais pra você entender o que quer dizer um "livro de sucesso".
Bem, não existe uma ordem correta desses fatos que eu vou dar abaixo então você pode escolher a melhor forma de trabalhar com elas. Também não é necessário incluir algumas etapas se a história não te exigir isso, mas cabe a você ver o que é melhor ;)

Faça um rascunho dos personagens

Pense nos personagens, em cada um deles e em suas características. É fácil pensar, não é? Agora pegue um papel e liste nessa ordem os itens:

  • Nome do personagem
  • Apelido
  • Data de nascimento e onde nasceu
  • Qual o papel do personagem na história
  • Idade
  • Cor dos olhos
  • Cor dos cabelos e estilo
  • Tipo físico (magro, musculoso, gordo)
  • Como ele se veste
  • Tom de pele
  • Como é a personalidade dele(a)
  • Conflitos internos
  • Conflitos externos
  • Ocupação/Educação
  • Outras anotações 

Faça os leitores se interessarem pelos personagens

Fale dos detalhes afetivos, das coisas que o seu personagem gosta de fazer. Isso sempre gera sentimento de igualdade, o leitor se compara com o personagem porque irá se identificar com ele no começo da história e ao longo dela também. Nos livros da Thalita Rebouças, especificamente Ela disse, Ele disse me colocava no lugar da personagem principal pelo jeito que ela encarava os garotos e as garotas da escola. 
Além disso criar uma identidade pro personagem, cria uma aproximação do leitor com o seu personagem e isso é fantástico!

Começar o capítulo com uma cena de ação

No meu livro no wattpad Alice Está Morta, a coisa que mais quis fazer foi iniciar o livro com a cena mais chocante e pesada da história. Como resultado isso chama tanta atenção que o público fica interessado em saber o restante da história, e como consequência te dá um "up" em querer continuar focado no enredo do seu livro e manter a atenção de quem lê presa à história.

Não diga tudo de início

Claro que você vai estar tão empolgado com seu personagem e a cena de ação que escreveu, que vai querer soltar mil coisas sobre o seu personagem. Mas não faça isso agora, guarde alguns segredos e eventos pra ir contando aos poucos. Um pouco de mistério vai deixar os leitores curiosos na história por querer saber mais.

Escreva todos os dias

Crie uma rotina pra que você tenha o hábito de escrever diariamente, nem que seja apenas 15 ou 30 minutinhos. Existem alguns tumblr's em inglês que lançam desafios de escritas como: escreva uma história que fale sobre como o mundo seria sem água; você pode pegar um exemplo deles e treinar. 

Conheça seu público

Quando comecei a escrever o livro da Alice, eu fiz uma pesquisa rápida só pra ver que gênero e tipo de história as pessoas mais se interessavam. A única coisa que peguei a ideia foi do gênero, já que o tipo de história eu teria que criar por conta própria. 
O mais legal é você ver que, por exemplo, no wattpad o maior público é fã de terror ou romance estilo cinquenta tons de cinza (é o que mais se acha por lá). Então se você já tinha em mente que queria escrever uma história que fosse suspense, pode ser que o público seja menor ou maior, uns gostam de suspense com espíritos e outros preferem um suspense estilo Dormindo com o inimigo.

No geral essas dicas são de extrema importância porque elas definem todo o trajeto que a sua história vai ter durante seu desenvolvimento, mas não se deixe ficar muito paranóico com certas coisas. Quando bater o desespero, respire fundo, faça uma pausa de 30 minutos ou de alguns dias e retome à história. Crie rotinas, se inspire na vida real pra dar vida aos personagens e escreva o que vier na sua imaginação. 


Hambúrguer de grão de bico

26.5.18 Nenhum comentário
Imagem meramente ilustrativa
Essa receita eu encontrei no youtube na página da Fabi Santina por coincidência e testei em casa. É uma versão sem carne bem boa, até gostei mais do que a versão de lentilha. No meu instagram @nogueiratatii tem o passo a passo com foto dessa receita, abaixo os ingredientes e modo de preparo pra quem quiser tentar.

Ingredientes

  • 3 xícaras de grão de bico já cozido
  • 1/2 xícara de aveia
  • 1/2 limão espremido
  • Açafrão a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Azeite a gosto
  • Cebolinha e salsinha a gosto


Modo de Preparo

  • Pré-aqueça o forno à 180°C
  • Em um bowl misture todos os ingredientes até ficar homogêneo
  • Modele os hamburgueres no tamanho que preferir 
  • Em uma forma, coloque papel manteiga e os hamburgueres pra assar
  • Leve ao forno de 30 à 45 minutos
OBS.: SE PREFERIR COLOQUE MENOS LIMÃO, POIS FICA BEM AZEDINHO.

Como comecei no wattpad + Dúvidas mais perguntadas dos leitores

Nenhum comentário
De novembro à dezembro de 2014, estava no 2º ano do ensino médio e decidida de arrumar alguma coisa pra fazer que fosse legal e que virasse um hobby. Então eu encontrei sem querer o aplicativo Wattpad na App Store, e mesmo que eu não soubesse qual era o intuito do app eu baixei de qualquer jeito.
Foi muito legal ver o tanto de gente que utilizava o app já na época e eu fiquei louca pra usar e postar minha história também. Então diversos títulos vieram na minha cabeça, diversas histórias e personagens mas todas as vezes que eu escrevia, tinham apenas 3 ou 5 visualizações e aquilo me deixava extremamente frustrada e pessimista de que poderia escrever uma história que chamasse atenção.

Dentre as histórias que tentei escrever sempre no tema terror, tentei histórias de brinquedos assassinos, palhaços assassinos, casas mal assombradas, apocalipse zumbi e por aí vai. Eram histórias muito clichês na minha concepção, mas que eu achava que poderia chamar a atenção dos leitores da plataforma e me decepcionei com cada uma dessas histórias mencionadas. 

Cheguei a pesquisar tanto em histórias na língua portuguesa como inglesa, porque o Wattpad deixa você mudar o idioma e pesquisar histórias que não são do Brasil. Vi muitos e muitos títulos chamativos e capas extravagantes, com milhares de visualizações, curtidas e favoritagens e eu buscava aquilo também. 


Quer saber como eu consegui alcançar mais de 50 mil visualizações em 1 ano? 

A resposta está aqui nesse vídeo no meu canal no youtube, eu tirei todas essas dúvidas que depois de escrever o livro cercavam os leitores. Lá eu contei de onde tirei minha inspiração, se foi difícil escrever a história e muitas outras coisas.
Recomendo muito assistir o vídeo se você também tem essa dúvida e quer saber como eu superei o medo de escrever uma história onde o público decide se é bom ou não com base nas visualizações que eles dão.






3 dicas úteis na hora de escrever

25.5.18 Nenhum comentário
Photo by JESHOOTS.com from Pexels
Esse post eu fiz a alguns meses atrás no blog Meu mundo Meu Estilo, como colaboradora e decidi compartilhar novamente porque o pessoal lá gostou muito dessas dicas. 
Bem, eu estou no wattpad desde 2015 se não me engano, e durante todo esse tempo sempre que estou lendo os comentários no livro de alguém ou até mesmo nos meus, sempre vejo alguém perguntando "Conta como você escreveu livro 'tal' " ou "Me ajuda a escrever um livro", e a verdade é que não tem segredo. 
Às vezes as pessoas acham que escrever um livro é só ter uma ideia e escrevê-la num papel ou no computador, sendo que vai muito mais além desses dois itens. Então eu separei 3 dicas que são super úteis pra mim e que sempre repasso pra outras pessoas. 


SILÊNCIO 

Eu não sei vocês mas, eu particularmente tenho uma enorme dificuldade em me concentrar então no momento de escrever e expor minhas ideias no computador eu fecho a porta do quarto e até desligo o Wi-Fi do celular porque qualquer coisinha já me distrai e muito. 

Gosto de evitar os horários que tenho que fazer alguma tarefa em casa ou algum trabalho e até evito escrever quando tem visita, porque essas pequenas distrações me fazem perder toda a criatividade ou fazer minha imaginação desaparecer em questão de segundos. Também evito escrever quando meus pais estão em casa porque eles sempre conversam muito, ligam a tv ou o rádio e isso tudo vira uma distração terrível. 

Vocês quem determinarão qual melhor horário e tudo mais, levando em consideração que as coisas que eu disse  são bem variáveis, de pessoa pra pessoa. 


INSPIRAÇÃO NO DIA-A-DIA

Eu amo buscar inspiração na minha rotina e principalmente quando estou em algum lugar com muitas pessoas, porque gosto de observar seus comportamentos, falas, como conversam entre si etc. No meu livro eu uso muita inspiração que encontro nos meus amigos e familiares, no tom de voz deles e gesticulações. 

Uma dica simples é você se sentar numa praça perto de casa ou no shopping, por exemplo na praça de alimentação e levar um bloco de notas, caneta e anotar tudo que achar de interessante ou diferente e que possa ser útil no desenvolvimento dos seus personagens. Isso ajuda muito. 


INSPIRAÇÃO DE OUTROS LIVROS

Cada livro é único, e raramente encontramos a mesma história diversas vezes em vários livros por aí. Pensando nisso, me lembrei do quão difícil deve ter sido pra um escritor de terror como Stephen King criar obras com histórias tão diferentes que chamassem a atenção dos leitores. 

Se jogar no Google o título de um livro, encontrará outros livros com o mesmo nome e autores diferentes e isso não está errado, desde que o enredo da história não seja o mesmo.

Então se você gosta dos livros da J.K.Rowling ou do Stephen King, você pode usá-los de inspiração para criar um ambiente semelhante àquele ou uma história com uma narração parecida mas não cópia do original e isso também serve para o título, que pode ser o mesmo de outro livro mas lembre-se que com o título igual ou não de outro autor, seu livro ainda sim será único e particularmente só seu. 

Sempre que estou lendo os comentários que o pessoal faz pelo Wattpad, sempre vejo alguém perguntando "Conta como você escreveu livro 'tal' " ou "Me ajuda a escrever um livro", nem precisa ser necessariamente do Wattpad porque na verdade não tem muito segredo. O problema às vezes é que as pessoas acham que escrever um livro é ter uma ideia e escrevê-la, sendo que vai muito além desses dois itens.



Pra quê esse Blog?

Nenhum comentário

COMO COMEÇOU? 

Em meados do ano de 2008, eu e uma tia bem próxima tivemos a brilhante ideia de criar um blog que fosse especificamente direcionado pra quem gostasse de maquiagem. Tentamos quase todos os dias postar diversas coisas que fossem relacionadas à maquiagens e à coisas da moda naquela época, mas por não ter suficiente conhecimento na área, o blog foi ficando esquecido até que completamente apagado de nossas memórias.
Logo em 2010, criei outro blog como uma espécie de diário no qual eu contava meu cotidiano tedioso na 8ª série. No máximo foram 3 posts até eu esqueci completamente do blog, mas dessa vez porque meu computador estava dando problemas.


MAS VAI SER MAIS UM BLOG CHATO PELA INTERNET?

O termo chato pode ser usado pra diversas definições e garanto que quem se identificar com os assuntos que serão falados aqui, com certeza vão achar de super bom gosto. Muita gente gosta de ter alguém pra acompanhar, pra inspirar e por aí vai... Eu mesma passei anos de luz acompanhando a Bruna Vieira e toda sua jornada de dentro da Capricho até seu estrelato "solo".
Pode ter certeza que aqui terá diversos assuntos, desde livros e suas resenhas e dicas, maquiagem, moda, dicas de aplicativos... de tudo um pouco literalmente, porque eu falo do que eu gostaria de ler e ver se estivesse no blog de outra pessoa. Certo? Porque a gente se identifica com aquilo que a gente gosta!


E QUEM É TATHIANA?

Eu nasci e cresci aqui no Rio de Janeiro, precisamente em Campo Grande e sempre fui muito na minha. Tinha grandes amizades que com o tempo vi que não me faziam bem e então me afastei, não me considero sozinha mas não nasci grudada com amiga/amigo, me viro muito bem desse jeito...até melhor do que com amizades, eu diria. Minha melhor amiga é a minha mãe, no qual nós conversamos sobre tudo o tempo todo.

Tinha notas medianas na escola, minhas melhores notas eram em Inglês, Português e Artes. Nunca gostei de colar e nem de passar cola, sei lá por quê.
Desde pequena sonho em fazer intercâmbio pra aprimorar meu inglês e conhecer outras culturas, viajar por lugares frios e fingir que estou em um grande filme sendo a personagem principal.

Em casa eu sou aquela que fica mais no quarto do que pela sala, fico sempre ouvindo música ou escrevendo em todo pedaço de papel que eu encontrar. Tenho uma Poodle branca de mais ou menos 10 anos de idade e apesar da Calopsita ser da minha mãe, também sou apaixonada por ela.


Nas festinhas facilmente vai me encontrar sentada conversando ou em pé conversando, porque sou difícil de me entrosar muitas da vezes por causa da vergonha. Detestava falar em público até que fiz meu curso de Técnica em Nutrição e Dietética no ano de 2016 e desde então quero sair dando palestra pra tudo que é gente, sem falar que sou apaixonadíssima pela vida saudável e me inspiro em muitas meninas pelo Instagram.


Fiz 3 anos de fisioterapia pra amenizar as dores que sinto no meu joelho direito, e espero um dia que melhore! Amém?

Amo assistir séries no Netflix apesar que acompanhava as séries antigamente pela Fox e tinha que sofrer esperando o próximo episódio, quem nunca?! Aliás, em 2015 escrevi um livro chamado Alice Está Morta no Wattpad que virou o maior sucesso da plataforma, no qual eu tive o prazer de atender os pedidos em começar o canal do youtube. Desconsiderem minha falta de profissionalismo nos vídeos do youtube por enquanto, hahaha.
Já fui colaboradora de sites e blogs como Meu mundo meu estilo e Gamers + Games.

De forma bem resumida, essa sou eu. Mesmo com 21 anos e já me considerando "velha" pra algumas coisas, eu ainda quero encontrar meu lugar por aí e fazer as coisas que eu mais amo. Quem sabe a gente não se esbarra?






 
Desenvolvido por Michelly Melo.